Blog do Pascal

vidro-pirex

A Física na Cozinha: recipientes de vidro e de pirex

Quando você quer preparar um suflê de espinafre ou um pavê de maracujá, ou seja, quando quer preparar uma comida no formo ou colocar uma sobremesa no freezer, usa frascos de pirex e não de vidro comum. Por que o vidro comum resiste menos do que o pirex a choques térmicos, ou seja, a bruscas variações de temperatura?

A resposta é que o coeficiente de dilatação do vidro é bastante grande e o do pirex, pequeno. Se, por exemplo, colocarmos água quente em um copo de vidro, imediatamente a face interna do copo começa a se dilatar, antes mesmo do calor chegar até sua face externa. Então imagine a parte interna do copo querendo se dilatar e a externa ainda não! Claro que a possibilidade de o copo quebrar-se é grande.

No caso do pirex, como o coeficiente de dilatação é muito pequeno, ao ser aquecida a face interna do copo começa a se dilatar. Como a dilatação é pequena, dificilmente o efeito será capaz de quebrar o copo antes do calor chegar à face externa, permitindo uma pequena dilatação total do copo.

Edson Cebola

Graduado em Ciências Físicas e Matemáticas - UFSC; Pós graduado com Especialização em Educação - UNISUL; Aperfeiçoamento em Ensino de Física – formação continuada para Professores de Física - UFSC; Maester in Insegnare Nella Societá Della Conoscenza. E-Teacher & Global Learning - Università Ca’Foscari - Venezia/Itália; Membro da Academia São José de Letras; Professor de Física para Vestibular e Ensino Médio desde 1977.

1 Comentário

  1. Rosângela 26 de julho de 2010

    por favor se tiverem a lista dos livros e revistas usados para elaboração da prova do enem 2010 me enviem, porque não encontrei nem no site do inep.

    agradeço,

    Rosãngela

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.