Blog do Pascal

vidro-de-palmito

A Física na Cozinha: abrindo um vidro de palmitos

Se um vidro de palmitos com tampa metálica está muito difícil de ser aberto, o que você deve fazer para abri-lo com segurança?

Ao invés de pegar a ponta de uma faca e arriscar um acidente (com você ou com os palmitos), basta aquecer o recipiente, preferivelmente em “banho-maria”, ou seja, colocando-o em uma panela com água e aquecendo a água. Como o metal da tampa dilata-se mais do que o vidro que constitui o frasco (o coeficiente de dilatação do metal é maior do que o do vidro), logo a tampa poderá ser facilmente retirada.

Se você não quiser aquecer a tampa da forma descrita, tente ao menos aquece-la friccionando na mesma um pedaço de pano (uma flanela). Isso facilitará o ato de abrir a tampa emperrada.

Fonte: RAMOS, Edson Osni. Crônicas de Física: a física do cotidiano. Florianópolis: Pascal, 2000. 1 v.

Edson Cebola

Graduado em Ciências Físicas e Matemáticas - UFSC; Pós graduado com Especialização em Educação - UNISUL; Aperfeiçoamento em Ensino de Física – formação continuada para Professores de Física - UFSC; Maester in Insegnare Nella Societá Della Conoscenza. E-Teacher & Global Learning - Università Ca’Foscari - Venezia/Itália; Membro da Academia São José de Letras; Professor de Física para Vestibular e Ensino Médio desde 1977.

3 Comentários

  1. Alessandro 19 de maio de 2010

    E ai professor!
    Eu tenho uma dica bem mais rapida hehehe
    É só pegar uma colher de sopa, colocar em baixo da tampa na folga entre o vidro e a tampa e pressionar a colher para baixo!
    A tampa vai fazer um barulho de ar saindo e depois é só girar a tampa que vai estar soltinha. Viu em poucos segundos consegues abrir um vidro!
    Abraço

  2. Cebola 20 de maio de 2010

    E se estiver de tal forma que não for possível colocar a colher entre a tampa e o vidro?

  3. Alessandro 27 de maio de 2010

    Então você usa a sua técnica, mas geralmente a colher sempre entra

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.